segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Trilhos de trem


Imagem dos trilhos de trem ladeando ruas de Marília, feita há poucos dias com uma Nikon D70



A cidade de Marília 'nasceu' como loteamentos de terra em torno de fazendas de café ladeadas por trilhos da Cia Paulista de Estradas de Ferro, fixados aqui em 1929. Desde então a cidade cresceu, se urbanizou, mudando inteiramente suas feições antigas, relacionadas ao ir e vir de populações e mercadorias pelos trilhos de trem.



Estação Ferroviária de Marília registrada em 1999 com uma Canon e tri-X

Há alguns anos, não existe mais trens de passageiros por aqui. Porém, a velha estação ferroviária resiste ao tempo, e ao descaso das autoridades, sem a preservação de sua arquitetura. Visitei a Estação Ferroviária várias vezes sentindo a nostalgia contida em seus bancos e relógio ( peças que já desapareceram de lá ).



Detalhe dos trilhos que cortam Marília registrado em 2005 com uma Leica e Ilford


Os trilhos da ferrovia ainda marcam a paisagem do centro de Marília cortando-a em duas cidades e servindo de abrigo para andarilhos. Outras obras arquitetônicas que fazem parte do complexo ferroviário que sustentou a economia daqui são os galpões nos quais eram estocados os produtos agrícolas a espera de transporte. Há alguns anos, alguns desses galpões tem sido demolidos e outros reformados. De qualquer forma, o conjunto dessas construções ainda marcam a paisagem de Marília ao lado de praças, avenidas etc.



Imagem de galpão da ferrovia feito em 1998 com Canon e plus-X



Em Marília, uma agência bancária foi alocada em um desses galpões reformados no qual foi preservada boa parte da fachada original. Em 1999, fotografei várias fachadas dessas construções imaginando a re-inserção delas na paisagem urbana mais atual.



Galpão fotografado em 1999 com Canon e tri-X. Aqui foi alocada uma agência bancária



Imagem feita em 1998 de um galpão abandonado, Zorki e tri-X

Um comentário: