segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Igrejas

     Marília possui várias igrejas. Duas delas são relacionadas diretamente com a fundação do município. Estou falando das igrejas são Bento e Santo Antônio. São construções que datam da década de 30 e 40 do século XX e apresentam arquitetura mista, do barroco ao gótico, em um estilo "local". Essas igrejas foram batizadas com nomes de duas figuras ilustres da cidade com o objetivo de homenageá-las e de perpetuar suas respectivas memórias: Antônio Pereira e Bento de Abreu.

Janelas da Igreja São Bento de Marília em 2003 (Leica e tri-X)

     Desde quando eu me conheço por gente , tenho na memória os domingos ensolarados com as missas e o fiéis se concentrando às portas dessas igrejas. Todos bem vestidos e em família. Os sinos badalando e avisando os marilienses a hora do dia. As torres altas com diversas cruzes. Como sou de família Espírita, nunca freqüentei esses locais quando criança ou adolescente. Fui apenas algumas poucas vezes nessas igrejas. A curiosidade me levou a entrar em uma delas com a Leica pendurada no pescoço e a vontade de registrar aspectos que chamassem a atenção. Conscientemente, fugi dos vitrais, dos altares, da arte sacra, enfim dos "clichês". Pensava em fotografar uma igreja sem "cara" de igreja, isto é, outros aspectos menos explorados em seu interior, alimentando a esperança de encontrar algo além...

Interior da igreja São Bento em Marília, 2003 (Leica e tri-X)

Na sacristia e deparei com uma estátua do Cristo crucificado. Não consegui tirar os olhos dela. Fui informado que essa imagem era levada em procissões há anos até sofrer um queda que a quebrou em vários pedaços. Posteriormente coladas, essas partes reconstruiram a estátua que foi guardada em um armário. Senti um carinho pela história da estátua e resolvi fotografá-la. Imaginei as dezesnas de pessoas que a sustentarm nas mãos para cumprir suas "missões". Lembrei-me de certas imagens do filme "Marcelino Pão e Vinho" (que aliás influenciou na escolha do meu nome), obra espanhola de 1955 baseado em livro homônimo escrito por José Maria Sánches Silva. Nesse filme, um menino conversa com Deus através de uma grande imagem do Cristo na cruz.


Detalhe da estátua do Cristo presente na igreja São Bento, 2003 (Leica - tri-X)

Resolvi fotografar a estátua em pedaços, como foi o seu destino há alguns anos...


Detalhe da estátua do Cristo presente na igreja São Bento, 2003 (Leica - tri-X)

Fiz certa vez a exposição desses "pedaços" do Cristo para várias pessoas e alguns espaços da cidade. Em um desses lugares, o público foi feito de crianças. Uma dessas crianças viu em uma das imagens uma bailarina com os pés machucados. Outra criança viu nas imagens um homem magro, pobre e sofrido que precisava se alimentar melhor.

Os pés do Cristo vistos como os pés de uma bailarina por uma criança, 2003 (Leica e tri-X)

O ícone mundial, desconstruido pela fotografia e reconstruido aos olhos das crianças, tomou novas formas e significados. Como é "danada"essa tal de fotografia, hein?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário